Projetos

Gaseificação de Resíduos com Elevada Carga Orgânica

A tecnologia Ecoplasma foi testada em resíduos Agro-Industriais – Vinhoto e Chorume de Biodigestores), com enorme potencial de geração de benefícios:

- Vinhoto

O vinhoto é o resíduo gerado na produção de Álcool Combustível e também na produção de Cachaça. Para cada litro de álcool produzido são gerados entre 12 e 14 litros de vinhoto. Segundo a CONAB, a produção de Álcool Etílico na Safra 2011/2012 no Brasil foi de aproximadamente 20 bilhões de litros. Essa produção é responsável pela geração de pelo menos 240 bilhões de litros por safra. Grande parte deste volume já é utilizado para na Ferti-irrigação ou ainda na Bio-digestão. Porém a ferti-irrigação possui limitações quanto à distância que se pode transportar o vinhoto e também ela promove o desequilíbrio do solo, sendo necessárias correções periódicas.

Com a utilização da tecnologia Ecoplasma, o gerador de vinhoto terá à sua disposição uma importante matéria prima capaz de lhe proporcionar, em uma área reduzida e com menor tempo de residência; a recuperação de água de reuso, a cogeração de energia limpa e a recuperação da fração sólida com características fertilizantes. O fertilizante agora pode ser utilizado em distâncias maiores e pode ser adaptado ao solo, economizando os custos com correção do solo. A água pode ser utilizada para irrigação, proporcionando maior durabilidade ao sistema de bombeamento se comparado com o bembeamento do vinhoto in natura. A água pode sofrer processos adicionais de tratamento e ser utilizada no processo produtivo do cliente, proporcionando economias na captação de água nova. O gás gerado no processo (diferentemente de outros processos, como a biodigestão, por exemplo) é basicamente composto por He Ouma mistura altamente energética, capaz de fornecer quantidade superior de energia àquela necessária ao funcionamento do sistema.

Um sistema para gaseificação de vinhoto tem Retorno sobre o Investimento em 3,5 anos, considerando o preço da energia elétrica em R$120 por MWH.

 

- Chorume de Biodigestores

O chorume de biodigestores é gerado pela ação dos Biodigestores. Os biodigestores são utilizados para a remediação dos impactos gerados pela criação de animais em confinamento (principalmente suínos) e também por algumas usinas de açúcar e álcool. Os biodigestores são grandes bolsas impermeáveis que retêm o resíduo gerado na produção de suínos por um tempo suficiente – por volta de 90 dias – para a ação das bactérias, que irão se alimentar do resíduo e gerar o gás metano que é retido dentro da bolsa e sua queima proporciona a geração de energia para a propriedade rural. Após este tempo de residência, a maior parte das propriedades necessita de uma lagoa de estabilização, onde o resíduo tratado irá decantar. Este resíduo não possui tratamento atualmente. Além disso, periodicamente é necessário realizar a manutenção na lagoa de estabilização. A solução adotada atualmente é a ferti-irrigação, com os mesmos problemas e limitações mencionados acima.

O sistema desenvolvido pela Ecoplasma, pode tanto substituir quanto aperfeiçoar um sistema de biodigestão já implantado ou a implantar.

Com a utilização da tecnologia Ecoplasma, o suinocultor terá à sua disposição uma importante matéria prima capaz de lhe proporcionar, em uma área reduzida e com menor tempo de residência; a recuperação de água de reuso, a cogeração de energia limpa e a recuperação da fração sólida com características fertilizantes. O fertilizante agora pode ser utilizado em distâncias maiores e pode ser adaptado ao solo, economizando os custos com correção do solo. A água pode ser utilizada para limpeza de pisos, descargas, irrigação; ou ainda pode sofrer processos adicionais de tratamento e ser utilizada no processo produtivo do cliente, proporcionando economias na captação de água nova. O gás gerado no processo (diferentemente de outros processos, como a biodigestão, por exemplo) é basicamente composto por He Ouma mistura altamente energética, capaz de fornecer quantidade superior de energia àquela necessária ao funcionamento do sistema.

Um sistema para gaseificação de resíduos Agro-Industriais tem Retorno sobre o Investimento em 4,5 anos, considerando o preço da energia elétrica em R$120 por MWH.

- Outras Aplicações

Esta mesma plataforma tem potencial para ser aplicada em diversas indústrias, como: Papel e Celulose, Petroquímica, Cosméticos, Têxtil, Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA’s e ETE’s), Alimentícios e outros.